domingo, 12 de abril de 2009

Dicas de Canto

  • Cantar com uma caneta entre os dentes pode melhorar a dicção.
  • Abra a boca para cantar. Isso pode melhorar sua afinação. A última nota de uma frase musical pode finalizar uma canção ou destruir a conclusão dela.
  • Ouça de tudo e retenha o que é bom. Alguém sempre terá algo a ensinar para você.
  • Se quiser ser um ótimo artista, prestigie as artes que não seja do seu mundo particular. Veja obras de pintores, escultores; veja ballet, teatro, leia um livro, seja atento para a natureza, etc.
  • Se você tem problemas com as notas graves, encurte a nota e suavize a voz.
  • Cuidado na hora de escolher a tonalidade da música. Apresentação é uma coisa e ensaio é outra. Na apresentação a nossa adrenalina colabora para que nossa voz soe mais aguda.
  • O nervosismo reflecte em cansaço físico na voz. Nós parecemos ofegantes sem estarmos cansados fisicamente.
  • Demonstre sempre leveza no palco, como se fosse uma pena flutuando. Não deixe a responsabilidade de cantar ser um peso.
  • Não se empolgue cantando ao vivo porque sua afinação pode subir.
    As notas graves necessitam de menos pressão, porém são mais difíceis de afinar, pois devermos ter mais domínio do controle de saída do ar.
  • Os agudos sempre saem melhores numa apresentação do que os graves, pois há uma preocupação maior com as notas agudas. Porém, a preocupação tem que ser igual para todas as notas.
  • Dormir bem é ótimo remédio para a voz. Alguns necessitam de quantidade. Mas, o que importa é a qualidade do sono sem interrupções.
  • Toda pessoa que não estuda, não exercita, pára no tempo e não desenvolve o canto.
  • Deve-se fazer todos os exercícios de canto que existem, mas deve saber aplica-los nas músicas que canta frequentemente.
  • Estude os exercícios em que você tem mais dificuldade do que os que já domina. Descubra sempre coisas novas dentro da mesma música.
  • O trabalho em grupo rende mais porque tem sempre alguém que pode te ajudar e você sempre pode ajudar alguém. Por isso, peça ajuda.
  • Tente colocar e tirar os vibratos na música. Não seja escravo dele. Toda nota que der pode vir a seu favor ou contra. Toda nota é especial: nota de passagem, grave ou aguda. Toda nota é música! Por isso, valorize todas elas de maneiras diferentes.
  • Ter criatividade, controle e equilíbrio é saber dar uma nota aguda ou grave a suavidade e a graciosidade da música.
  • Lembre-se: quem canta, reza duas vezes. "Santo Agostinho"
Alex Camargo

Pentecostes o que é?

Era para os judeus uma festa de grande alegria, pois era a festa das colheitas. Ação de graças pela colheita do trigo. Vinha gente de toda a parte: judeus saudosos que voltavam a Jerusalém, trazendo também pagãos amigos e prosélitos. Eram oferecidas as primícias das colheitas no templo. Era também chamada festa das sete semanas por ser celebrada sete semanas depois da festa da páscoa, no qüinquagésimo dia. Daí o nome Pentecostes, que significa "qüinquagésimo dia". No primeiro pentecostes, depois da morte de Jesus, cinqüenta dias depois da páscoa, o Espírito Santo desceu sobre a comunidade cristã de Jerusalém na forma de línguas de fogo; todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas (At 2,1-4). As primícias da colheita aconteceram naquele dia, pois foram muitos os que se converteram e foram recolhidos para o Reino. Quem é o Espírito Santo?

O prometido por Jesus: "...ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem a realização da promessa do Pai a qual, disse Ele, ouvistes da minha boca: João batizou com água; vós, porém, sereis batizados com o Espírito Santo dentro de poucos dias" (At 1,4-5).
Espírito que procede do Pai e do Filho: "quando vier o Paráclito, que vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade que vem do Pai, ele dará testemunho de mim e vós também dareis testemunho..." (Jo 15 26-27). O Espírito Santo é Deus com o Pai e com o Filho. Sua presença traz consigo o Filho e o Pai. Por Ele somos filhos no Filho e estamos em comunhão com o Pai.

Qual é sua missão:
Introduzir-nos na comunhão do Filho com o Pai, santificando-nos e fazendo-nos filhos com Jesus.


Fortalecer-nos para a missão de testemunhar e anunciar Jesus ao mundo. Para isso recebemos a plenitude de seus dons bem como a capacidade de proclamar a todos a quem somos enviados o Evangelho de Jesus. O Espírito Santo é o AMOR do Pai e do Filho derramado em nossos corações.O amor é fogo que arde, é chama que aquece e é força que aproxima e une. O milagre das línguas é este: tomados pelo amor de Deus os homens passam a viver uma profunda comunhão e entre eles se estabelece a concórdia e a paz destruída pelo orgulho de Babel, raiz da discórdia e da confusão das línguas.

Guiar a Igreja nos caminhos da história para que ela permaneça fiel ao Senhor e encontre sempre de novo os meios de anunciar eficazmente o Evangelho. E isto o Espírito Santo o faz assistindo os pastores, derramando seus carismas sobre todo o Povo e a todos sustentando na missão de testemunhar o Evangelho. É pelo Espírito Santo que Jesus continua presente e atuante na sua Igreja.

Quem O recebe? Todos os que são batizados e crismados.

Quem dele vive? Somente aqueles que procuram guardar a Palavra do Senhor no esforço de conversão, na oração e no empenho em testemunhar e anunciar o Evangelho de Jesus.

Quem crê no Espírito Santo e procura viver Dele, é feliz. Amém.

Dom Eduardo Benes
Bispo diocesano de Lorena/SP