quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Grande servidor

A grandeza de caráter e a atitude de servir

A tendência humana de se sentir importante tem levado muitos a se colocarem num tipo de vitrine para serem vistos como tais. A propaganda de si tem feito não poucos a quererem derrubar os concorrentes até de modo violento. Há quem pense ser grande por divulgar mais suas realizações. A luta pelo poder, não raro, tem provocado intrigas, desrespeito à verdade e prejuízo ao bem comum. Pensa-se o maior como sendo o que mais manda e é superior aos demais.

Jesus nos ensina a grande lição de humildade e serviço. Ele próprio, filho de Deus, não se fixou no pedestal divino e veio até nós na simplicidade de servo e amigo, não tirando vantagem de sua condição superior. Ensinou-nos a ser grandes justamente no fato e na atitude de servirmos com humildade o semelhante: “Quem quiser ser grande, seja vosso servo; e quem quiser ser o primeiro seja o escravo de todos” (Marcos 10, 43-44). Como se enganam os chamadores de atenção para si como os maiorais por terem realizado algo de bom. Seus méritos não estão na divulgação e sim nas ações feitas com amor aos outros e à comunidade. Realizar algo só para aparecer pode ser visto, por quem sabe avaliar, o interesse da propaganda. A pessoa de bem prova seu valor nos atos contínuos de sua vida dedicada à promoção do bem sem interesse pessoal. Por isso, quando se tem espírito de análise, sabe-se distinguir os bons dos meros aproveitadores da condição e do cargo que exercem. A retidão ética e moral se conhecem pelas atitudes comprovadas de bom caráter.

No Evangelho, encontramos dois apóstolos querendo o cargo no Reino de Cristo. Jesus os recrimina e lhes dá a lição do serviço feito com amor à causa desse Reino, e não com mero interesse de sobrepor-se aos demais (Cf. Marcos 10, 35-45). Oxalá, todos aprendêssemos essa lição e, de modo especial, quem assume cargos de liderança na comunidade. De fato, é grande diante dos outros quem mais dá de si para a promoção do bem da pessoa humana e da sociedade. Ditosos os políticos que realmente servem e não se servem do povo! Felizmente, os temos dentre tantos. Isso acontece em muitos meios e organizações; são pessoas de grande altruísmo, amor ao semelhante e verdadeiros serviçais sem interesse.

O profeta Isaías já anunciava o peso a carregar por parte de quem nos vinha resgatar dos erros, tomando sobre si o fardo de nossos pecados para nos regenerar (Cf. Isaías 53, 10-11). De fato, Jesus nos deu condição sobrenatural de vida nova e nos ensinou a colaborar com a ajuda de carregamento do peso das dificuldades do semelhante. Para isso, é preciso atitude de doação de si e de serviço desinteressado aos demais. Quem tem essa postura é grande, mesmo não usufruindo dos aplausos dos outros. A grandeza de caráter e a atitude de servir com amor já gratificam quem as têm. Com o passar do tempo, vê-se o valor dessas pessoas. Conhece-se a árvore pelos frutos.

O exemplo de Cristo, ao mediar nossa salvação eterna com postura de generosidade total e serviço desinteressado, leva-nos a perceber que vale a pena imitá-lo para termos o efeito da salvação por Ele trazida.

Dom José Alberto Moura
Arcebispo de Montes Claros - MG

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Encontro de Música em Araras

A paz de Nosso Senhor Jesus Cristo e o amor de Maria Santíssima esteja contigo!

É com imensa alegria que escrevo a você sobre o nosso encontro que partilhamos em Araras. O Senhor tem sido muito generoso conosco e derramado muitas bênçãos. Logo pela manhã iniciamos com a Santa Missa e ali o Senhor já começou operar nos corações dos servos seus. Quando iniciamos após o café da manhã fizemos alguns questionamentos para provocar um pouco o povo de Deus e assim foi. Muitos não sabiam porque estavam no encontro, mas na consagração a Mãe tudo começou a ser transformado, os louvores e tudo mais. Logo após a pregação fizemos um momento diante do Santíssimo, amados quantas bênçãos, curas, sim curas profundas da alma aconteceu diante do Senhor foi maravilhoso. Os testemunhos de pessoas que se questionavam o porque de estar no encontro... Pessoas que já não se achavam capazes de servir mais... pregadores dentro do nosso ministério de música... amados, o Senhor sempre tem um propósito, basta acreditarmos Nele e nos entregarmos a Ele sem reservas para que Ele opere em sua vida tudo aquilo que seja necessário para o seu crescimento, pois o Evangelho de João 15 vai nos dizer: " Eu sou a videira verdadeira, quem permanecer em mim dará frutos mas é preciso que meu pai pode para que produza mais fruto." Se estamos produzindo frutos não nos entristeçamos se por acaso formos podados, pois somente assim produziremos mais.

Alex Camargo