quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Por que cantar o Salmo durante a Santa Missa?

"O Salmo é uma resposta da assembleia à primeira leitura. Ele pode ser de clamor, alegria, tristeza ou lamento, mas é uma resposta da alma ao Senhor. Então, por que cantá-lo? Se colocarmos um Salmo somente rezado, ele será apenas repetido pela assembleia, mas, se for cantado com uma boa melodia, todos conseguirão rezar bem mais e entenderão melhor o contexto da leitura.

Esteja atento às boas melodias, mas não as faça de forma difícil, porque os participantes não conseguirão acompanhá-las. O Salmo não é apenas uma música, mas a Palavra de Deus que você está cantando. Muitas vezes, por meio de um Salmo bem cantado você consegue a conversão de um coração."

Escrito por: Karina Maria Com. Canção Nova

terça-feira, 17 de agosto de 2010

MÚSICOS: “FOSTES CHAMADOS A EXCELÊNCIA”

Queridos! Quero compartilhar com vocês,a necessidade de exercermos o nosso ministério de forma bela e agradável aos olhos de Deus.

Fostes chamados a excelência naquilo ao qual Deus por sua infinita misericórdia, nos fez artífices (aquele que utiliza algo já existente e dá forma e significado),de um mundo belo desfigurado por uma humanidade extremamente egocêntrica.

“Por isso, quanto mais consciente está o artista do DOM que possui, tanto mais se sente impelido a olhar para si mesmo e para a criação inteira com olhos capazes de contemplar e agradecer, elevando a Deus o seu hino de louvor. Só assim é que ele pode compreender-se profundamente a si mesmo e a sua vocação e missão”.(carta Papa João Paulo II Aos Artistas).

Não podemos mais nos contentar com o mínimo que podemos oferecer no nosso ministério, na nossa oração, na forma de nos expressar a Deus, no nosso cantar, no nosso tocar, no nosso ministrar, enfim em tudo que fazemos.São Gregório Magno dizia: “A pintura é usada nas igrejas, para que as pessoas analfabetas possam ler, pelo menos nas paredes, aquilo que não são capazes de ler nos livros”.

Da mesma forma, a nossa maneira de conduzir o louvor deve levar aqueles que de alguma forma são “analfabetos”, no que se diz respeito à maneira de se relacionarem com Deus, de se entregarem ao louvor, ao mover do Espírito Santo, eles precisam ler e enxergar em nós a pessoa do Cristo.

A excelência tem que estar presente no meu dia a dia, no momento em que estou me preparando para ir a missa, ao grupo de oração, no momento em que estou afinando o meu instrumento, montando o meu microfone.É extremamente necessário não só gostar, mas amar o que fazemos, porque as pessoas esperam de nós uma música viva e que os levem a uma intimidade com a pessoa do Espírito Santo o transformador das almas.

Pode-se dizer, com profunda verdade, que a beleza é a vocação a que o Criador o chamou com o dom do “talento artístico”. E também este é, certamente, um talento que, na linha da parábola evangélica dos talentos (cf. Mt 25,14-30), se deve pôr a render.(carta Papa João Paulo II Aos Artistas).Ou seja, a constante busca da excelência no nosso servir, nos faz produzir frutos: “Senhor confiaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco que ganhei”.Disse-lhe seu senhor: “Muito bem, servo bom e fiel, já que fostes fiel no pouco, eu te confiarei muito. Vem regozijar-se com teu senhor”.(cf. Mt 25; 20).

“O discípulo não é superior ao mestre; mas todo discípulo perfeito será como seu mestre”. (Luc 6; 40).

Abraços! Fiquem com Deus!

LEANDRO (MINISTÉRIO MÚSICA FILHOS DE FÁTIMA)

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Acampamento de Música e Artes

Amados irmãos em Cristo precisamos alinhar o Ministério de Música e Artes de nossa diocese com norte que o Senhor está inspirando à RCC do Brasil, e cuja execução é da responsabilidade daqueles que Ele vocacionou à liderança do Movimento. Para isso estamos realizando o nosso 1º Acampamento de Música e Artes e responder a essas inspirações é confirmação da autenticidade da liderança que exercemos. Caso contrário, seguimos fazendo “a nossa obra”, e a nossa obra não edifica, e nem tão pouco edifica os irmãos que nos foram confiados....Que cada um de nós se empenhe por participar deste encontro e em vir com uma disposição de coração para edificar em docilidade à voz do Espírito Santo. Empenhar-se, por vezes, exige renúncia: do meu tempo, dos meus recursos, das minhas vontades, e desejos da carne... Que o Senhor abençoe abundantemente todos vocês.
Venha participar conosco!

Deixar Deus fazer o novo naquilo que já sei fazer
Alex Camargo
Coord. Min. Música & Artes
RCCBrasil Diocese de Limeira

domingo, 15 de agosto de 2010

Precisamos transbordar do Espírito Santo

Confira a entrevista com Eugênio Jorge nos 40 anos da Renovação Carismática Católica no mundo!

Tom de animação

Ministros de música devem ser também "animadores" do povo. Devem, por intermédio da Graça recebida por Deus, preparar o ambiente, o clima do local onde farão o grupo de oração.


É importante que o ministério toque músicas em uma tonalidade acessível para que toda a assembléia possa cantar e participar.


Lembre-se: Grupo de oração não é palco para lançamento de seu CD.


Veja o que Luiz Carvalho diz e gostaríamos aqui de sugerir para sua formação.