segunda-feira, 21 de março de 2011

A música sempre fez parte dos planos de Deus

A música sempre fez parte dos planos de Deus e podemos ver isso em várias passagens bíblicas onde os filhos do Senhor iam para as batalhas e na maioria das vezes quem estava a frente das batalhas eram justamente os músicos do Senhor tocando as trombetas e fazendo barulho, e venciam é claro, pois o Senhor estava sempre ao lado deles. E depois da batalha ganha eles louvavam e cantavam ao Senhor bendizendo seu nome.
O Senhor nos chama hoje a ser diferentes, a fazer coisas diferentes, a não ter medo de ser diferentes, a acreditar que tudo nós podemos se formos dóceis a ação do Espírito Santo.
Você já parou para se perguntar porque está no ministério das artes?!
Se você está no ministério das artes porque tem a plena convicção que foi o Senhor que lhe chamou, você permanecerá nele, com ele e enquanto for de Sua vontade. (João 15, 1-8)
Agora se você está no ministério das artes porque sabe cantar, atuar, dançar ou tocar, você precisa rever seus conceitos meu irmão e mudar de atitude porque o seu ministério corre um sério risco de acabar.
Eu sinto muito dizer palavras um tanto quanto duras mas é uma realidade que nos assola. Quantos e quantos ministérios acham bonito estar a frente no grupo de oração, mas é só vir a primeira tribulação... puf.... tudo se acaba, não suportam a tempestade (Mat 13; 18-21), porque não tem oração individual e/ou nem coletiva e falta muitas vezes coragem para dizer o sim sincero ao Senhor. Onde está o seu tesouro?!!! (Mat 6; 19-21)
Nós precisamos ser ecos da voz do Senhor, mas para isso é preciso ouvi-lo... como está o nosso momento de oração pessoal??
Um texto de luiz carvalho vai nos dizer o seguinte:
"Precisamos buscar a imitação da humildade e obediência de Jesus, e isso somente é alcançado através de uma vida de oração diária, carismática e fecunda. Esta vida de intimidade com Deus nos fará descobrir a cada dia o valor do nosso chamado e a seriedade de nossa missão que muitas vezes pedirá de nós renúncias e desprendimento para o bom testemunho de nossa vida nova em cristo Jesus."

Vamos refletir um pouco em Juízes 6, 1-7 e 11-14a. Pegue seua Bíblia.

Diante dessa palavra o que mais me chama a atenção é a forma de como o anjo do Senhor aparece a Gedeão e o saúda: "o Senhor está contigo valente guerreiro."

Repare como o Senhor se apresenta a Gedeão. Ele não chega detonando o cara. Ele vem com uma palavra de positividade, alegremente. E é assim que o Senhor se apresenta a cada um de nós hoje. Um pouco mais adiante, veremos que Gedeão era um simples camponês, mas o Senhor ao ouvir o clamor de seu povo escolheu justamente Gedeão para salvar o Seu povo.
Aos nossos olhos humanos Gedeão era a pessoa menos indicada para executar a obra do Senhor. Tanto é verdade que se nós lermos um pouco mais adiante ele começa questionar o Senhor. Começa a se justificar ao Senhor; “Como vou livrar eu Israel? Eu que sou da última tribo de manasses o menor da casa de meu pai, um camponês, ‘um zé mané’...

E o que o Senhor diz a ele: "Vai com essa força que tens?"... E assim acontece tb conosco quando somos convidados a fazer alguma coisa que foge do nosso poder. Pô cara você acredita ou não acredita no poder de Deus na sua vida?! O Senhor proclama uma palavra na sua vida e você insiste em enaltecer os seus defeitos, suas imperfeições, é óbvio que o Senhor sabe de tudo isso.
Mas ele também conhece o seu coração e justamente por conhecer o seu coração é ele, o Senhor, que pode dizer se você é ou não é capaz de executar a sua obra. É ele que sabe fazer a melhor escolha.

Foi o Senhor quem nos deu o dom das artes. Nós somos batizados no Espírito Santo. O Senhor confia em nós e devemos acreditar que somos capazes de realizar a Sua obra. Porque temos o Espírito Santo de Deus que habita em nós.

É por isso que ele chama a cada um de nós de valente guerreiro. Ainda que tenhamos alguma deficiência em cantar, dançar, tocar, atuar. O Senhor é quem nos capacita. Nós precisamos acreditar nessa força que vem do alto.

Nós precisamos fazer a diferença. mesmo que estejamos em 1,2, 3 sei lá quantos, mas precisamos sair da mesmice.Nós precisamos fazer algo diferente e o nosso lugar primordial é o Grupo de Oração.Éé lá que vamos exercitar os dons e carismas que Deus nos deu. Mas tem muitos G.O. que se quer tem um ministério de música.

Se o Grupo de Oração não tiver quem ministre o louvor para abrir o coração das pessoas que lá vão com todo o tipo de problema. Como a palavra do Senhor vai ser semeada? Somos ou não somos um ministério. Ou não estamos a serviço dos irmãos? Se você conhece algum G.O. com esse tipo de dificuldade, ajude! Mesmo que você não vá com todo o seu ministério.
"Vai com essa força que tens."

A palavra de Deus é muito clara. Todos nós temos algo em comum que é evangelizar. Mas se procurarmos em nós mesmos uma força para sair evangelizando eu digo a vocês meus irmãos que não encontraremos essa força. Se você seguir um pouco mais adiante a leitura lá no versículo 34 você vai ver que o espírito do Senhor vai se apoderar, vai tomar conta de Gedeão.
Deixando claro e óbvio que é somente pela força do Espírito Santo paráclito que habita em nós é que realizaremos a vontade do Senhor.

O Senhor vem pedir algo novo para nós. O que você faz pelo seu G.O.? " Se você faz o possível reavalie seus conceitos.

O possível as outras pessoas, as pastorais, sem menosprezar, mas até os corais da igreja já estão fazendo.

O Senhor nos chama hoje a ser diferentes, a faz coisas diferentes, a não ter medo de ser diferentes, a acreditarmos que tudo nós podemos se formos dóceis a ação do Espírito Santo.
Nós precisamos é fazer o impossível aos olhos humanos. Nós temos o Espírito Santo de Deus que age em nós.

Não podemos ter medo de ser diferentes, foi assim que tudo começou, a Renovação Carismática Católica era um movimento diferente, fazia barulho, fazia algo impossível aos olhos humanos, arrastava multidões e é justamente voltar às origens o que o Senhor vem nos pedir hoje.

Se o seu irmão te deixou só no ministério ou de repente você está se vendo numa situação difícil, é justamente nessa ora que você tem que clamar o auxílio do Espírito Santo. Precisamos ser entusiastas do Senhor, levar a alegria do Senhor as pessoas. Para que possa despertar nas pessoas a vontade de conhecer esse Deus alegre , que nos dá força e coragem para nossa caminhada meus irmãos.

Deus nos ama, não olha nosso defeitos e sim nossas qualidades. Foi assim que o Senhor escolheu a Gedeão, olhou o coração dele, assim como nosso coração também! Somos escolhidos por Deus, dentre tantos no mundo. Isso é uma honra para nós! Somos a frente de batalha, devemos e temos a obrigação de tornar o nosso G.O. mais alegre, cativante, empolgante, CARISMÁTICO. Mesmo que estejamos em poucos, mesmo que você esteja só, mesmo que o seu ministério ou você não esteja bem, mesmo que estejamos passando por um momento de tribulação. Clamemos o Espírito Santo paráclito em nosso auxílio.
Alex Camargo
Coord. Ministério de Música & Artes
RCC Brasil Diocese de Limeira
Membro Núcleo Estadual MMA-SP

segunda-feira, 14 de março de 2011

OBRAS DE MISERICÓRDIA

"IMPOSSÍVEL DIZER QUE AMO A DEUS SEM ME DEBRUÇAR PARA PARA O IRMÃO QUE DESCONHECE COMPLETAMENTE ESTE AMOR" (Regra Beatitudes)


Existem duas categorias de obras de misericórdia: espirituais e corporais. Prestaremos conta no céu de nossas obras de misericórdia aqui na terra uma vez que nascemos para fazer o bem.


Obra quer dizer construção. Construção precisa de bons alicerces e material de primeira senão "tudo cai". Muitos católicos não vivem bem sua quaresma pois não conhecem as obras de Misericórdia. Obviamente que Deus nos quer santos e irrepreensíveis, que devemos buscar nossa intimidade e nosso autocinhecimento em Deus. Contudo, nada invalida a necessidade de "fazer" obras de misericórdia.


São Gregório Magno (Papa e Doutor da Igreja e cujo nome significa "vigilante") dizia: “É preciso satisfazer acima de tudo as exigências da justiça, para que não ofereçamos como dom da caridade aquilo que já é devido por justiça. Quando damos aos pobres as coisas indispensáveis, não praticamos com eles grande generosidade pessoal, mas lhes devolvemos o que é deles. Cumprimos um dever de justiça e não tanto um ato de caridade.”


Este tempo da quaresma é ideal para iniciarmos (ou darmos continuidade) nossas obras de Misericórdia.


A misericórdia é um auto reconhecimento de nossa miséria humana e também pela comiseração alheia. Mas também é a certeza do Perdão recebido a partir de uma lúcida e verídica constatação de nossa condição humana diante da Grandiosidade do Pai.


Porque fazer um "obra de misericórdia"? Para que imitemos ao máximo o Pai do céu que é pura misericórdia. Ele olha com bondade a todos, sem excessão. Logo, temos por obrigação espiritual e humana debruçar nossos olhares a todos aqueles que vivem aos "arrebaldes" da Graça.


São obras de misericórdia:


Espirituais.
1ª — Dar bom conselho.
2ª — Instruir os ignorantes.
3ª — Advertir os pecadores.
4ª — Consolar os aflitos.
5ª — Perdoar as ofensas.
6ª — Suportar pacientemente as moléstias do próximo.
7ª — Rogar a Deus pelos vivos e pelos mortos.


Corporais.
1ª — Dar de comer a quem tem fome.
2ª — Dar de beber a quem tem sede.
3ª — Vestir os nus.
4ª — Dar pousada aos peregrinos.
5ª — Visitar os enfermos.
6ª — Visitar os encarcerados.
7ª — Sepultar os mortos.


Válido lembrar que Quaresma é o tempo de dedicar nossa atenção à ORAÇÃO, ESMOLA E JEJUM.


Fonte:
Formações Beatitudes: Aprendendo pela Letra & Pelo Espírito