terça-feira, 29 de maio de 2012

Confira mensagem do papa Bento XVI aos membros da RCC


Queridos irmãos e irmãs!

Com grande alegria saúdo-vos por ocasião do quadragésimo aniversário da Renovação no Espírito Santo, na Itália, a expressão deste grande movimento de renovação carismática que ocorre na Igreja Católica, a partir do Concílio Vaticano II. Saúdo a todos com afeto, iniciando pelo Presidente Nacional, ao qual agradeço pelas palavras bonitas, cheias do Espírito, que trouxe a mim em nome de todos vocês. Saúdo o seu Orientador Espiritual, membros da Comissão e do Conselho, coordenadores e líderes de grupos e comunidades espalhadas por toda a Itália. Que a vossa peregrinação, uma oportunidade de fazer uma pausa de oração junto ao túmulo de São Pedro, possa fortalecer a vossa fé, vos faça crescer no testemunho cristão e possibilite que vós enfrenteis sem medo, guiados pelo Espírito Santo, as tarefas desafiadoras da nova evangelização.
Tenho o prazer de encontrar-vos na véspera de Pentecostes, festa fundamental para a Igreja e tão significativa para o seu movimento, e exorto-vos a aceitar o amor de Deus que nos é comunicada através do dom do Espírito Santo, o princípio unificador da Igreja. Nessas décadas - quarenta anos – vós tendes vos esforçado para oferecer vossa contribuição específica para a propagação do Reino de Deus e a edificação da comunidade cristã, promovendo a comunhão com o Sucessor de Pedro, com os Pastores e com toda a Igreja. De maneiras diferentes vós afirmastes o primado de Deus, para quem se dirige sempre e supremamente nossa adoração. E vós tendes proposto trazer essa experiência para as novas gerações, mostrando a alegria da vida nova no Espírito, através de uma ampla variedade de obras de forção e atividades relacionadas com a nova evangelização e a missão ad gentes. Vosso trabalho apostólico tem contribuído para o crescimento da vida espiritual da sociedade e da Igreja italiana e, através de caminhos de conversão que levaram muitas pessoas para serem curadas profundamente pelo amor de Deus e muitas famílias a superarem momentos de crise. Há também em seus grupos jovens que generosamente responderam à vocação de especial da consagração a Deus, tanto no sacerdócio quanto na vida consagrada. Por tudo isto, eu vos agradeço e ao Senhor!
Queridos amigos, continuai a testemunhar a alegria da fé em Cristo, a beleza de ser discípulos de Cristo, o poder do amor que o Evangelho irradia na História, bem como a graça incomparável que cada crente pode experimentar com a prática santificadora dos sacramentos na Igreja e com o exercício de humildade e desinteressado dos carismas, que, como diz São Paulo, devem sempre ser usados para o bem comum. Não ceda à tentação da mediocridade e do hábito! Cultive na alma desejos elevados e generosos! Fazei vossos os pensamentos, sentimentos e ações de Jesus! Sim, o Senhor chama cada um de vós para ser um colaborador incansável de seu plano de salvação, que muda corações; Ele também precisa de vós para fazer de vossa famílias, comunidades e cidades lugares de amor e esperança.
Na sociedade de hoje vivemos em uma situação, em certa medida, precária, caracterizado pela insegurança e pela fragmentação das escolhas. Muitas vezes faltam pontos de referência para inspirar a própria existência. Torna-se cada vez mais importante, portanto, construir o edifício da vida e das relações sociais na rocha estável da Palavra de Deus, guiado pelo Magistério da Igreja. Este sempre leva em consideração essa afirmação de Jesus, que diz: "Quem ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que construiu sua casa sobre a rocha. E desceu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, mas ela não caiu, porque estava fundada sobre a rocha" (Mt 7, 24-25).
O Senhor está conosco, agindo com o poder do seu Espírito. Ele nos convida a crescer em confiança e abandono à sua vontade, na fidelidade à nossa vocação e ao compromisso de nos tornarmos adultos na fé, esperança e caridade. Adulto, segundo o Evangelho, não é aquele que não está sujeito a ninguém e não precisa de ninguém. Adulto, que o é madura e responsável, é apenas aquele que se faz pequeno, humilde servo de Deus e que simplesmente não segue os ventos do tempo. É necessário, portanto, formar as consciências à luz da Palavra de Deus e assim dá-las firmeza e verdadeira maturidade; Palavra de Deus, da qual se tira o significado e o impulso para cada projeto eclesial e humano, mesmo no que diz respeito à construção da cidade terrena (cf. Sl 127,1). Devemos renovar a alma das instituições e enriquecer a História com sementes de vida nova.
Hoje, os crentes são chamados a um testemunho convicto, sincero e confiável de fé, estreitamente unido aos esforços da caridade. Através do amor, de fato, até mesmo as pessoas distantes ou indiferentes à mensagem do Evangelho são capazes de chegar mais perto da verdade e converterem-se ao amor misericordioso de nosso Pai celestial. A este respeito, exprimo o meu apreço por aquilo que vós fazeis para difundir uma cultura de Pentecostes nos ambientes sociais, propondo uma animação espiritual em conjunto com iniciativas em favor dos que sofrem privações e marginalização. Refiro-me em particular ao vosso trabalho em favor do renascimento material e espiritual dos presos e ex-detentos, no "Centro de Excelência para a promoção da solidariedade humana Mario e Luigi Sturzo", em Caltagirone, bem como no "Centro Internacional para Família", de Nazaré, ao qual tive a alegria de abençoar a pedra fundamental. Continuai no vosso compromisso com a família, lugar indispensável de educação para o amor.
Queridos amigos da Renovação no Espírito Santo! Não vos canseis do contato com o Céu: o mundo precisa de oração. Precisamos de homens e mulheres que sentem a atração ao Céu em sua vida, que façam do louvor ao Senhor um novo estilo de vida. E sejai cristãos alegres! Confio todos vós a Maria Santíssima, presente no Cenáculo durante o evento de Pentecostes. Perseverai com ela em oração, caminhai guiados pela luz do Espírito Santo, vivendo e proclamando a mensagem de Cristo. Que vos acompanhe a minha Bênção Apostólica, que concedo carinhosamente a vós, e faço extensiva a todos os membros do Movimento e suas famílias. Obrigado!

BENEDICTUS PP. XVI

sábado, 5 de maio de 2012

Barco Novo Pentecostes

                
O barco, nomeado “Novo Pentecostes, chegou como um presente de Deus na data que marcou os dois anos de envio dos missionários ao Marajó. Em agosto de 2009, o Escritório Nacional da RCC elaborou um projeto e encaminhou para a AIS – Ajuda a Igreja que Sofre – da Alemanha, solicitando recursos para a compra da embarcação. Após alguns meses de negociação, o projeto foi aprovado. Escolhemos o barco e até o reformamos, mas faltava algo: a liberação dos recursos para que a venda fosse efetivada. Fato que aconteceu no dia 04 de maio de 2010, ou seja, exatamente no dia que nossos primeiros missionários receberam a bênção de envio para a missão. Glórias e honras sejam dadas ao Senhor! Foi um presente Dele para nós, Renovação Carismática Católica do Brasil.

O desejo de possuir um barco foi motivado pela necessidade de alcançar as comunidades ribeirinhas que pela dificuldade de acesso vivem isoladas de trabalhos de assistência e evangelização. O nosso barco tem capacidade para até 40 passageiros e atingirá os ribeirinhos com formação e prestação de serviços.

A missão já começou!
Em novembro/2010, missionários partiram para a primeira ação da Missão São João Batista. Esse projeto tem como objetivo levar Jesus Eucarístico até os pontos mais afastados da Ilha do Marajó/PA , pois esses locais recebem a visita de um sacerdote apenas uma vez por ano.
Uma graça concedida por Deus: Veja relato de missionária sobre Missão São João Batista

A Missão Marajó da RCCBRASIL já acontece há três anos no Pará. Entre várias atividades desenvolvidas junto a comunidade, existe uma chamada “Missão São João Batista”, na qual os missionários saem para o interior da ilha no barco Novo Pentecostes e visitam as famílias ribeirinhas, dando assistência social e espiritual. Leia, na integra, o relato de Pâmela Rodrigues, missionária natural do Paraná que, há mais de um ano, dedica sua vida aos irmãos marajoaras.
Que graça Deus me concedeu, com apenas dois meses e meio na Missão Marajó, tive oportunidade de participar da I Missão São João Batista, nos ribeirinhos, com o nosso barco Novo Pentecostes. Missão esta sonhada desde o início da missão, há mais de três anos.
Era o sonho missionário se realizando. Durante o tempo de preparação para a missão o que mais me tocava eram os ribeirinhos e o fato de receberem Jesus eucarístico apenas uma vez ao ano. E, estar indo até eles era realmente a realização de um sonho.
Saímos na quinta-feira (18/11), por volta das 15 horas da cidade de Breves, rumo ao seu imenso interior. Éramos sete pessoas: eu, Beto, Virtes, Ezequiel, Renata, Ivane e o barqueiro seu José.
Logo que o barco começou a andar rumo aos horizontes que Deus nós preparava, fui para a proa e, ao olhar as maravilhas que Deus criou e a graça que Ele me concedia, logo as lágrimas vieram e fui lembrando de fases do meu chamado. Eu ainda não tinha me dado conta, mas tudo o que imaginei e sonhei antes de vir pra cá estava se realizando. Lembrei de quando contava para as pessoas na minha cidade um pouquinho do que sabia sobre a missão: ribeirinhos passarem 365 dias sem comungar; e o fato de viver como eles vivem, se têm o que comer, eles comem. Se não têm, não comem. Viver a realidade deles, do jeito deles, dormir em rede, banho de rio, enfim viver realmente como eles vivem foi o que sonhei e o que aconteceu.
Fizemos então um momento de oração, entregando tudo ao Senhor, e clamando o Espírito Santo para que o Novo Pentecostes acontecesse na vida daqueles que Deus nos confiava e também a nós para que realizássemos sempre a vontade do Pai.
Era lindo ver a mão de Deus sobre todo esse lugar. Ao decorrer da viagem fomos passando por grandes vilas. Foi incrível ver onde o homem chegou, em lugares que pareciam inabitáveis.
Á tardinha chegamos à comunidade Cristo Rei, onde passamos a noite e até pesquei, pela primeira vez, em águas amazônicas. Fomos muito bem acolhidos pela família do dirigente, e percebi sua felicidade em seus olhos brilhantes.Eu e a Renata fomos até a capela e Deus nós falava que estávamos rodeados de anjos, não tínhamos o que temer.
Na manhã de sexta-feira, começamos a seguir viagem rumo à comunidade onde seria realizado um encontro, porém a bomba do barco deu problema e Ezequiel ia tirando água do motor do barco e eu jogando para o rio, foi perigoso mais divertido também. Com isso, tivemos que parar na comunidade Santa Maria, onde os irmãos nós ajudaram e ai sim fomos para a comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, local do encontro.
O encontro de formação e espiritualidade começou ás três horas da tarde. Ali Deus me concedeu mais uma graça: pude fazer a celebração da Palavra e dar Jesus eucarístico aos irmãos que ansiosos esperavam por Ele.
Deus colocou muito forte em meu coração que Ele não se esquece desse povo, assim como fazem os políticos; tanto que seu Filho estava indo até eles. Me emocionei durante a minha pregação pois, como já descrevi e falei para eles aquele era um sonho real.
Logo após a celebração, houve uma apresentação seguida por uma adoração. Aquilo me marcou muito. Eram 40 pessoas que nunca tinha participado de uma adoração, elas sequer sabiam o que era isso. Foi lindo vê-los meio envergonhados e sem saber como agir diante de Jesus eucarístico.
Fiquei com vergonha de mim e chorei ao ver tamanha fé daquele povo. Senhores de 40,50 anos tocando no corporal, assim como aquela mulher que tocou a bainha da roupa de Jesus e foi curada. Foi lindo!

Era um povo muito simples, inteligente e acolhedor. Iniciamos o segundo dia com uma celebração. Era visível a mudança que começava a acontecer, o respeito e amor por Jesus na eucaristia, daquelas cerca de 30 pessoas que comungaram. Após a celebração, tivemos um momento de louvor onde participavam ativamente. Então foram divididos para a formação de dirigentes, liturgia, catequese e atividades com as crianças, as quais eu e Renata éramos responsáveis. Confesso que quando soube que eu iria ficar com elas não fiquei tão animada, mas Deus me mostrou que fiquei com a melhor parte: crianças encantadoras e amáveis, que me ensinaram muitas coisas. Um menino de apenas três aninhos dividiu com mais de 20 crianças o seu pequeno salgadinho, um exemplo perfeito.
Eles louvaram, dançaram, pintaram e rezaram ao anjinho da guarda. Fiquei triste quando soube que nenhuma das crianças sabia que tinham anjo guardião. Foi tudo de bom falar de Deus através de gestos simples de amor.
Durante o dia fomos preparando-os como momentos de oração, para o Grupo de Oração que foi realizado á noite. Foi falado muito sobre um novo Pentecostes que Deus realizava ali. O enceramento foi com a celebração na manhã de domingo, que reuniu mais de 80 pessoas das diversas comunidades que participavam do encontro.
No final, nós missionários falamos da alegria em estar ali, conviver com eles e o aprendizado que nos davam. Assumimos que ter atividades da Igreja Católica no interior é um milagre, pois,os padres vão apenas uma vez ao ano e os pastores protestantes, todo domingo estão lá. As lágrimas foram inevitáveis em todos nós. Choramos e levamos os participantes as lágrimas também.
Durante a tarde e toda a semana, fizemos visitas às comunidades, realizando celebração da Palavra com eucaristia todos os dias e visitas aos moradores, conhecemos as suas realidades, que são muito tristes.
Aprendi muito com eles e minha admiração é tremenda. Vivem tão isolados, sem telefone, energia elétrica, posto médico, profissionais e remédios. As escolas põem a vida em risco pela estrutura, a maioria dela é só até a quarta série.
Conheci famílias nas quais nenhuma das pessoas tinham documentos: nem pai, nem mãe e nenhum dos sete filhos. Eles nunca saíram dali e frases que para eles são normais por estarem acostumados com tanto sofrimento: “nosso filho de dois anos morreu de picada de escorpião porque não tínhamos dinheiro para levar até a cidade no médico”, ou de uma menina que morreu picada por cobra, e sua tia me disse “nós sempre esperamos um milagre de Deus”. Houve ainda uma mãe que falou sobre a situação física da escola “é pior que chiqueiro de porco, chiqueiro de porco é aparedado” . E ainda um senhor me disse: “A gente vive porque não tem outro apelo, não tem para onde correr. Tem dia que tem o que comer, tem dia que não tem”.Alguns ainda falaram da falta de emprego “Só Deus que pode dá um meio pra gente sobreviver”.
Deus é a única esperança desse povo, pois aqueles que têm o poder e humanamente poderiam mudar essa situação não se preocupam com o próximo, como me disseram: “só se lembram da gente, na política, o povo ribeirinho é um povo esquecido”.
O que mais me marcou, foi quando eu e Ezequiel chegamos à última casa que visitamos nessa missão. Uma mulher de apenas 22 anos com três filhos, a mais velha, de quatro anos, estava pálida, amarela, magrinha, com quase duas semanas sem comer por causa de pneumonia. Quando chegamos ela estava sentada no chão com um olhar tão triste e os pais não tinham dinheiro para levá-la ao médico em Afuá ou Macapá (cidades mais próximas com recursos).
Não sabíamos nem o que fazer ou falar, tentamos nos segurar mais não deu, durante a oração choramos . Eu me ajoelhei o lado daquela inocente e apenas clamei á Deus para que viesse realizando um milagre e curando-a, pois o pior aconteceria. Cheguei a falar é só tú Senhor, mas Deus é TUDO, e confiante no amor misericordiosos do nosso Pai sei que a graça já acontece na vida dela. É nessas horas em que vejo minha pequenez e que se não for Deus nada acontece. Fico triste com essa situação, mais feliz em saber tamanha missão que Deus me confia.
Na sexta-feira dia, 26/11, fomos para a segunda parte do setor São Vicente, realizar também o encontro de formação e espiritualidade, com os mesmos direcionamentos e, mais uma vez, foi lindo ver o poder de Deus na vida daquelas pessoas que em cada oração se emocionavam e se entregavam mais á ação do Espírito Santo.
Para encerrar, cito uma frase que me marcou, dita naquela ocasião pelo dirigente da comunidade: “foi o encontro das nossas vidas, o melhor fim de semana das nossas vidas”. Foi uma graça e um aprendizado pra vida toda. O que sinto é que a missão começa agora, missão de lutar e servir esse povo que o Senhor me confia.
E, realmente, o novo Pentecostes está acontecendo no Marajó!
Pâmela Rodrigues - Missionária da RCCBRASIL na Ilha do Marajó/PR

sexta-feira, 4 de maio de 2012

A Renovação vai às ruas atrás dos famintos de Deus

Salvatore Martinez convida os cristãos a espalhar o Espírito pelo mundo


Antonio Gaspari
ROMA, quinta-feira, 3 de maio de 2012 (ZENIT.org) - O mundo está sofrendo porque a fome de Deus não é saciada. É dever dos cristãos levar a cultura de Pentecostes às ruas, com "o fogo no coração, a Boa Nova na boca e profecia no olhar". Com estas palavras, Salvatore Martinez encerrou neste 1º de maio, em Rímini, a 35ª Convocação Nacional da Renovação Carismática italiana.
Diante de uma assembleia festiva de mais de vinte mil pessoas, sendo quinhentos sacerdotes e religiosos e cerca de mil e quinhentas crianças e pré-adolescentes, o presidente da Renovação Carismática (RC) na Itália explicou que "é tempo de Pentecostes" e que é preciso "renovar e reavivar a fé", porque "onde há fogo, há carisma e espírito, e ali Jesus é o Senhor".
"Nós não existimos nem para fundar partidos, nem para afundá-los. Nós existimos para renovar o que existe. Instituições já temos em abundância, é o coração o que não funciona! Temos muito a voltar a dizer, a refazer, a renovar! A nossa missão é refecundar, reoferecer às novas gerações a compreensão espiritual da história, que se chama cultura de Pentecostes".
Segundo o presidente da RC, "há muita fome de justiça social, fome de paz familiar, fome da vida santa, muita nostalgia de Deus. Por isso, devemos ser instrumentos para renovar os corações".
"Precisamos voltar a louvar e invocar Jesus com verdadeira paixão do coração. Precisamos daquela que São Cipriano chamava de loucura louvável do amor".
Quanto à crise econômica que parece dominar a sociedade civil, o presidente da RC disse que "não tem medo", porque, em tempos de crise, "a história é reconstruída pelo coração generoso". Afirmou que precisamos proclamar em alto e bom som que "Jesus é o Senhor!" e que os cristãos devem espalhar o perfume e o espírito de Cristo.
Para Martinez, renovar não significa destruir o que existe agora, mas manter uma continuidade com a tradição e com o magistério dos papas e dos primeiros apóstolos. Neste sentido, pediu incentivo às comunidades de oração que todo mês promovem a adoração e a oração para que o Espírito renove as pessoas e a sociedade. Só na Itália, há 1.200 grupos de oração que pertencem à RC.
Martinez também ressaltou a iniciativa que pretende impulsionar as reflexões sobre os dez mandamentos. "Nós temos a intenção de reler positivamente a tábua da lei, enfatizando não a negação do mal, mas a solução por meio das boas obras".
O Presidente da RC encerrou dizendo: "Nós não existimos para nós mesmos, mas para renovar o mundo! Quanto mais aumentar a crise espiritual, mais vamos precisar de lugares onde experimentar a cura, a libertação, o amor de Deus, o serviço à Igreja. Queremos proclamar que a verdadeira resposta para a crise atual está no Espírito".

Fonte: Zenit

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Indulgência plenária para os membros da Renovação Carismática

Audiência de 26 de maio com Bento XVI celebrará os 40 anos do movimento
RÍMINI, segunda-feira, 30 de abril de 2012 (ZENIT.org) - Uma mensagem de Bento XVI abriu o 35º Encontro Nacional da Renovação Carismática na Itália, que celebra os 40 anos da fundação no país.
A mensagem, assinada pelo Secretário de Estado Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone, foi entregue ao presidente nacional italiano da Renovação Carismática, Salvatore Martinez.
O Santo Padre enviou suas "cordiais saudações" a todos os "numerosos presentes", assegurando a sua "proximidade espiritual". Bento XVI expressou a esperança de que "em cada um ressoe a voz forte e clara do Espírito Santo, que clama 'Jesus é Senhor', para oferecer nas suas comunidades diocesanas e paroquiais, nos ambientes em que vivem, o serviço de uma presença generosa, de um corajoso testemunho e de uma contribuição valiosa para a Nova Evangelização".
Invocando a "celeste intercessão de Maria", o papa deu a bênção apostólica ao presidente do movimento na Itália, aos outros responsáveis ​​e a todos os participantes.
Para todos os fiéis que participarem "devotamente" na convocação nacional jubilar, no quadragésimo aniversário de fundação da Renovação Carismática, Bento XVI concedeu a indulgência plenária, com as condições de receberem os sacramentos da confissão e da comunhão e de fazerem a oração pelo Sumo Pontífice.
Para os "legitimamente impossibilitados" é dada a indulgência parcial, se "com espírito contrito eles se unirem ao evento mediante fervorosas orações".
Também pelo 40º aniversário da fundação na Itália, Bento XVI receberá em audiência os membros da Renovação Carismática no dia 26 de maio na Praça de São Pedro. Antes da chegada do Santo Padre, o presidente da Conferência Episcopal Italiana, cardeal Angelo Bagnasco, presidirá a celebração eucarística.

Fonte: Zenit

Que a renovação em Cristo renove também a sociedade

Cardeal Bertone explica a lógica do cristão: não dominar, mas servir


Antonio Gaspari
RÍMINI, quarta-feira, 02 de maio de 2012 (ZENIT.org) - "Nunca se cansem de afirmar a centralidade de Cristo na sua experiência de fé, porque em ninguém mais, a não ser nele, existe salvação", já que "nem a ciência, nem a riqueza, nem o poder salvam".
O cardeal Tarcisio Bertone dirigiu estas palavras a mais de vinte mil pessoas na celebração da Eucaristia deste domingo, 29 de abril, no complexo da Feira de Rímini, onde acontece o encontro de grupos e comunidades da Renovação Carismática italiana, que celebra o seu 40º aniversário de fundação.
Na homilia, o Secretário de Estado do Vaticano explicou que o senhorio "de Cristo é expresso no serviço, cujo símbolo é o lava-pés antes da Última Ceia, quando Jesus disse aos apóstolos: ‘Eu vos dei o exemplo para que, como eu vos lavei os pés, vós façais o mesmo aos outros’".
"Esforcem-se para testemunhar o primado absoluto de Cristo. Porque só em Cristo toda a humanidade pode ser salva e viver".
"Ele ressuscitou para a nossa salvação, nos deu a remissão dos pecados e nos justificou diante de Deus". Por isso, "não cessem de proclamar que Jesus é o Senhor"(1 Coríntios 12 ,3) que nos torna livres de toda tirania".
O Secretário de Estado afirmou que trazer a Renovação de Jesus aos corações das pessoas exige "dinamismo dos fiéis", bem como "a autenticidade e o frescor da fé".
Então, convidou os presentes a continuarem "com renovado fervor a colocar a serviço da comunidade eclesial os seus talentos, através do compromisso alegre, entendido como resposta a um convite de amor feito por Deus".
"Cristo nos chama para fora dos limites do egoísmo, do medo e do pecado, para nos apresentar um caminho de libertação".
O cardeal Bertone voltou depois a atenção para o VII Encontro Mundial das Famílias, em Milão, de 30 de maio a 3 de junho,e manifestou o seu profundo agradecimento à Renovação Carismática na Itália por lançar o Centro Internacional para a Família, em Nazaré, na Terra Santa.
"Encorajo vocês a levarem adiante a sua iniciativa louvável", disse o cardeal. "É um gesto concreto de comunhão eclesial no compromisso da nova evangelização".
Em seu encontro com os jornalistas, Bertone disse que "A renovação interior, a renovação das famílias, o coração da renovação, que é assumir a fé e transformá-la em critério de comportamento, deve expressar-se na vida social, pública, civil. Transformar, renovar as pessoas, mas também renovar as instituições e a sociedade".

Fonte: Zenit

Pe. Rufus Pereira - Nota de Falecimento

11:31 Pe. Mateus Maria No comments

Faleceu enquanto dormia, nesta madrugada 03/05/2012 de parada cardíaca, o grande pregador indiano, Padre Rufus. Que Deus o receba na morada eterna dos anjos e santos. A informação foi divulgada hoje pela secretária do sacerdote, Érika Gibello.

O sacerdote estava em sua residência em Londres, na Inglaterra, durante esta semana e aparentava estar bem, segundo divulgou a Irmã Kelly Patrícia, do Instituto Hesed, em suas redes sociais. A religiosa esteve com ele no último sábado, 28, e disse que ele "estava radiante, muito feliz".

O corpo de padre Rufus permanecerá na Inglaterra até que terminem os preparativos para levá-lo à Índia, onde será sepultado. A data ainda não foi divulgada.

Padre Rufus que completaria 79 anos, neste domingo, 6, era conhecido no mundo todo por seu ministério de exorcismo. Ele foi vice-presidente da Associação Internacional dos Exorcistas e iniciou a Associação Internacional para o ministério de libertação. Ele esteve várias vezes na sede da Comunidade Canção Nova.

Biografia

Padre Rufus é sacerdote na Arquidiocese de Bombaim, Índia. Estudou Filosofia, Teologia e Sagrada Escritura em Roma, onde foi também ordenado em 1956. É doutorado em Teologia Bíblica.

Durante vários anos serviu como diretor de quatro escolas secundárias em Mumbai. Além de pregador de retiros, conferencista e professor de Bíblia, ele é também editor da Revista Nacional Carismática da India “Charisindia”. É professor de Sagrada Escritura em cursos de pós-graduação em vários Institutos Teológicos Pontifícios.

É também presidente da Associação Internacional para o Ministério de Libertação e vice-presidente da Associação Internacional de Exorcistas. Publicou numerosos artigos bíblicos e teológicos, especialmente, sobre evangelização e cura.

Conheceu a Renovação Carismática Católica (RCC), em 1972, logo quando esse movimento eclesial teve início na Índia. Foi designado pelo Arcebispo Cardeal Gracias para se dedicar exclusivamente a esse movimento. Desde então atua pregando em encontros, retiros e missões por todo o seu país e também pela Ásia, África, Europa e em alguns lugares na América Latina, como o Brasil, onde esteve várias vezes, inclusive na Comunidade Canção Nova.

Padre Rufus também é diretor do Instituto Bíblico Carismático Católico. Foi recentemente integrado ao International Catholic Charismatic Renewal Services (ICCRS), em Roma, como o responsável mundial pelo ministério de cura e libertação.

Se por um lado nos entristecemos, nos alegremos porque com certeza está na Casa do Pai.

Obrigado Pe. Rufus por ter nos deixado o legado da Cura Interior e da Libertação, tantos ensinos, tantas palavras de coragem e força, tanto testemunho de santidade!!!

Obrigado! Aprendi muito com o Senhor! Que Maria o Receba no seu abraço de amor!


Soube agora através do site da Fraternidade São Luchésio e Buonadona