quarta-feira, 3 de março de 2010

Grupo de Oração na Quaresma

Coincidentemente recebi alguns emails parecidos, de irmãos perguntando como animar um grupo de oração na época de quaresma, ou até mesmo que músicas escolher nesse tempo em que a Igreja vive.
Nesse tempo (quaresma) sempre foi um período muito difícil pra mim, pois realmente requer muita atenção e discernimento na escolha das músicas. Sabe por que? Porque estamos em um tempo que exige maior recolhimento, no entanto, um grupo de oração não pode perder sua identidade de renovação carismática.
Sendo assim, o que eu sugiro: na escolha das músicas prestar bastante atenção nas letras, não colocando por exemplo músicas que falem de ressurreição. Vejamos uma: “Faço novas todas as coisas”. Repare nessa letra e veja como fala de ressurreição. Cuidado também com as músicas que falam muito de alegria e aleluia… Não que não possa conter essas palavras. Pode, mas não deve ficar em evidência…
Devemos continuar animando com carisma e alegria, atentando-se nesses cuidados. O grupo de oração deve sempre conter músicas de louvor, mas nossa expressão corporal conta muito também. Por exemplo, é lícito levantarmos os braços para louvar, mas em especial na quaresma podemos deixar de lado um pouquinho a questão de ficar dançando, pulando…. vamos aguardar a grande “explosão” da páscoa, da ressurreição do Senhor. E aí sim, nossos grupos voltam com todas as músicas e toda a alegria possível.
Atenção: não se trata de uma regra ou lei, pois não sou dono da verdade. É apenas uma sugestão que pode ser adotada ou não, ok?
Voltando: não precisamos perder a alegria, mas como bons ministros precisamos escolher as músicas com maior atenção. Não sou capaz de citar quais músicas podemos tocar, mas acho que com essas dicas será mais fácil encontrar uma que se adeque à realidade do seu grupo de oração.
Deus abençoe!
Jorge

3 comentários:

  1. Gostei da informação!!! Estava com dúvidas sobre este aspecto!!!

    ResponderExcluir
  2. Daniilo Freitas
    Grupo de Oração Maria de Todos os Caminhos
    Paróquia Santo Antonio - Pimentas - Guarulhos



    *Estava em Duvidas também!
    Obrigado, abençoado!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, estava com dúvidas, sua postagem me ajudou mt!
    Naina Lima
    Grupo de Oração Água Viva - Timon-MA

    ResponderExcluir