sábado, 1 de maio de 2010

Obediência e Caridade

"Fazei-vos servos uns dos outros pela caridade" Gálatas 5,13
O respeito às autoridades. Em Romanos 13, São Paulo nos convida a refletir sobre a necessidade de nos submetermos às autoridades.
Esta submissão deve começar entre os integrantes dos ministérios, onde um deve respeitar o outro, para estarem sempre afinados: "Deus nos uniu como irmãos. Será que louvamos a Deus pelo dom do outro?". E tal afinidade deve ser voltada, inicialmente, a figura dos coordenadores, que são as primeiras autoridades a quem um ministério é submetido.
Quando um grupo não consegue sequer respeitar a autoridade do coordenador, que está na base de relacionamento, poderá ser capaz de respeitar as demais hierarquias dentro da Igreja (o Pároco, o Bispo, o Papa)? A desobediência e a falta de caridade tem sido um grave problema enfrentado nos ministérios: "Começando pela desobediência, o inimigo quer destruir os ministérios".
E como é difícil para cada um de nós perceber e receber o outro dentro do ministério. Não só o coordenador, mas a cada integrante, pois cada um traz dentro de si uma verdade única. Entretanto, devemos buscar constantemente o discernimento. Se não for uma verdade de Deus, não fará bem ao outro e nem trará frutos positivos ao ministério.
Somos testados em nossos ministérios exatamente nos momentos de reunião, discussão e avaliação, principalmente na caridade e na tolerância para com os irmãos. Outro ponto a ser discutido: o fato de sermos irmãos. Ao ingressarmos num ministério temos que ter em mente em primeiro lugar que todos nós somos filhos muito amados de um mesmo pai, ou seja, irmãos. E a nossa união é bem mais forte do que um laço fraterno: somos unidos no amor de Deus.
Entretanto, infelizmente, e por diversas causas, deixamos de nos olhar como irmãos e passamos a nos olhar como inimigos, competidores, colegas ou até mesmo como profissionais de trabalho. Amados irmãos de ministério, precisamos resgatar a unidade em nossos grupos! E para isso, precisamos nos enamorar cada dia mais pelo primeiro Amor, por Àquele que é o verdadeiro Amor.
Se não fizermos isso, estaremos magoando uns aos outros, e abrindo espaços para julgamentos. (Ler Romanos 14, 7-12). "Será que estamos julgando uns aos outros dentro de nosso ministério ou será que estou julgando que eu sou melhor que o outro?".
Irmãos caríssimos, tais comportamentos só trazem trevas para nossos ministérios. Precisamos clamar a misericórdia divina para que possamos ser luz. E para isso, a sinceridade é fundamental. Temos que pedir a Deus a graça de falarmos aos irmãos com caridade.
Isso é fácil? Claro que não. Requer muita intimidade entre os integrantes de um grupo, a qual é conquistada como resultado de um longo e profundo processo de abertura ao outro: para lhe falar e, principalmente, lhe escutar. Tal processo lembra o período de namoro, pois a caridade é adquirida e solidificada a cada encontro e desencontro entre o "eu" e o "outro". E podem ter certeza queridos irmãos: ao final, um lindo diamante será lapidado em seu grupo e em seu ministério.

Os demônios se unem para nos perder, permaneçamos juntos para derrubá-los. Os avaros se unem para fazer negócios, juntemo-nos para conquistar os tesouros da cruz. Para triunfar sobre o demônio, o mundo e a carne. (São Luís Maria Grignon de Monfort)
Texto extraído da formação para músicos com Vida Reluz
Alex Camargo

2 comentários:

  1. Tem um selo pra vc lá no meu blog, Alex!
    Deus lhe abençoe!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. olá pessoal da rcc de limeira, que a paz do Senhor esteja com todos.
    eu gostaria de dar uma sugestão, tenho proucurado em vários lugares, formação, pregações especificas para ministério de musica, mais não encontro, encontro muito para intercessão, cura, pregação, mais para músicos não.
    gostaria que neste espaço fosse colocado, pregações e paléstra para ministros de música. muito obrigado.

    ResponderExcluir