domingo, 12 de dezembro de 2010

A Voz do Papa

Fé: cresce na escuta da Palavra de Deus

“No tempo do Advento, também nós somos convidados a escutar a voz de Deus, que ressoa no deserto do mundo por meio das Sagradas Escrituras, especialmente quando são pregadas com a força do Espírito Santo. A fé, de fato, se fortalece quanto mais se deixa iluminar pela Palavra divina, por "tudo - como nos recorda o apóstolo Paulo - o que outrora foi escrito (...) para nossa instrução, para que, pela constância e consolação que nos dão as Escrituras, sejamos firmes na esperança" (Rm 15,4).”(Ângelus na Praça de S. Pedro – domingo, 5 de dezembro de 2010.)
Maria: nos ensina que a graça e a misericórdia de Deus é maior que o pecado e o mal
”O mistério da Imaculada Conceição é uma fonte de luz interior, de esperança e consolo. Em meio às provações da vida, especialmente das contradições vividas pelo homem no seu interior e ao seu redor, Maria, Mãe de Cristo, nos diz que a graça é maior do que o pecado, que a misericórdia de Deus é mais forte que o mal e sabe transformá-lo em bem. Infelizmente, todos os dias, nós experimentamos o mal, que se manifesta de muitas maneiras nas relações e nos acontecimentos, mas que tem sua raiz no coração humano, um coração ferido, doente, incapaz de curar a si mesmo. A Sagrada Escritura revela que a fonte de todos os males é a desobediência à vontade de Deus, e que a morte tem dominado porque a liberdade humana tem cedido à tentação do Maligno. Mas Deus não se desanima em seu plano de amor e vida: através de um longo e paciente caminho de reconciliação, preparou a nova e eterna aliança, selada com o sangue de seu Filho, que, para oferecer-se em expiação, "nasceu de mulher" (Gl 4, 4). Esta mulher, Maria, beneficiou-se antecipadamente da morte redentora de seu Filho e, desde a sua concepção, foi preservada do contágio da culpa. Por esta razão, com o seu coração imaculado, Ela nos diz: "Confiai em Jesus, Ele vos salva".”
(Ângelus na Praça de S. Pedro – quarta, 8 de dezembro de 2010.)
Maria: a sua mensagem é apenas uma, Deus nos ama
“Mas quando estamos aqui, especialmente nesta celebração de 8 de dezembro, é muito mais importante o que recebemos de Maria, mais do que aquilo que oferecemos. Ela, de fato, oferece uma mensagem destinada a cada um de nós, à cidade de Roma e ao mundo inteiro. Também eu, que sou o Bispo desta cidade, venho colocar-me à escuta, não só por mim, mas por todos. E o que Maria nos diz? Ela fala com a Palavra de Deus, que se fez carne em seu ventre. Sua "mensagem" não é outra senão Jesus, que é toda a sua vida. E graças a Ele e por Ele que Ela é a Imaculada. E, como o Filho de Deus se fez homem por nós, assim também Ela, a Mãe, foi preservada do pecado por nós, por todos, como antecipação da salvação de Deus para cada homem. Então, Maria nos diz que somos chamados a abrir-nos à ação do Espírito Santo, a fim de chegar, em nosso destino final, a ser imaculados, plena e definitivamente livres do mal. Ela nos diz isso com sua própria santidade, com um olhar de esperança e compaixão, evocando palavras como estas: "Não temas, filho, Deus te ama; Ele te ama pessoalmente; pensou em ti antes que viesses ao mundo e te chamou à existência para encher-te de amor e de vida; por isso veio ao teu encontro, tornou-se alguém como tu, converteu-se em Jesus, Deus-Homem, em tudo igual a ti, mas sem pecado; ofereceu-se por ti, até morrer na cruz e, assim, deu-te uma vida nova, livre, santa e imaculada" (cf. Ef 1, 3-5).”
(Palavras no Ato de Veneração a Maria Imaculada na Praça de Espanha, Roma– quarta, 8 de dezembro de 2010.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário