terça-feira, 1 de novembro de 2011

Congresso Estadual de Dança e Teatro RCC

Sou obrigado a dizer que estas não traduzem o que foi este singular evento que por providência de Deus não foi gravado em vídeo. Não tenho eu tão pouco palavras acertadas para descrever aquilo que vi, ouvi e vivi. Mas preciso tentar expressar de alguma forma, pois, realmente foi algo do qual não é possivel deixar de falar.

Irmãos, artistas santos e amados,

Eu vi a "arte" pregando com arte e com poder.

Eu vi a "arte" orando com arte e com unção.

Eu vi a "arte" adorando seu salvador e redentor.

Eu vi a "arte" curando e libertando a arte.

Eu vi a "arte" provocando um BES na arte.

Eu vi os artistas recebendo tudo isso por causa da sua arte. Tudo no poder do Espírito Santo e na autoridade de santo nome de Jesus. Onde vi tudo isso? Dentro das pregações, nos momentos de oração e das apresentações. Deles eu destaco:

No momento de adoração diante do Santíssimo Sacramento, bailarinos e atores exercendo sua arte em adoração, sem nenhuma coreografia, apenas exercendo com extrema liberdade a arte como expressão de adoração.

Na apresentação de um jovem coreógrafo e dançarino todos ficamos estarrecidos e assombrados com um balé ao som de lançar as redes. Forte, intenso, humilde, altamente técnico.

Na apresentação solo de "dança com cortinas presas ao teto" (infelizmente não sei o nome correto), todos fomos silenciados por aquela nova beleza delicada e intensa.

No teatro "O palhaço e a bailarina", dois momentos incríveis de arte santa:

A representação apenas com gestos resumindo todo o evangelho entre os dois personagens foi absolutamente envolvente.

Ao final, o dançar da bailarina após experimentar a inspiração em Deus. A liberdade e a intensidade dos movimentos foi literalmente de tirar o fôlego.

No último momento de oração conduzido pelo nosso irmão Mizão (Dioc. Jales/SP), uma provocação aos dançarinos a bailar/ministrar ali com sua vida no Espírito absolutamente improvisado. Este momento foi extremamente contagiante, em pouco tempo toda a assembléia estava agrupada e uma santa moção de "bailar aos pares" e pedir o BES ao mesmo tempo ... em alguns segundos, ministros de dança caindo das mãos uns dos outros em repouso no Espírito. Estávamos e ficamos "todos" extremamente contagiados e comovidos (lágrimas mesmo...) durante alguns minutos. Aleluia! Vale citar ainda: nem Juninho, nem Bel conseguiam se recompor para encerrar aquele momento...

Particularmente, eu nunca presenciei nada semelhante nesses meus 19 anos de MMA. Em três palavras: intenso, violento e santo. Deus seja bendito e exaltado, glorificado pelos séculos!!! Que Deus abençoe a Coord. MMA de nosso estado por essa nova ousadia e visão no Espírito.

Em breve, receberei os audios das pregações e orações e deixarei disponível a todos.

Para encerrar, quero apenas agradecer aos irmãos de Mogi Guaçú (Carla, Evinho, Caíque, Aline, Michele, Carlos) e de Caconde (Elisandro, Roseane, Michele, Beatriz) que também lá estiveram representando nossa amada Diocese. Se vocês acham que eu possa estar exegerando em alguma coisa, procure estes irmãos e peça as partilhas deles.


Fogo e paz!

Handerson Donizete Basso
RCC-Dioc SJBV coord. MMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário