quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Igreja Maternal

A Igreja é mãe e mestra. Mestra que ensina, que orienta, que educa e forma. O evangelho de Jesus é o centro de irradiação de toda a verdade, de toda fé e também de todo ensinamento para a vida dos seus filhos. Na verdade, Jesus é o Mestre por excelência e a sua esposa, a Igreja, também deveria ser Mestra para as pessoas de todos os tempos.

A Igreja é mestra, mas não pode deixar de ser  Mãe. Mãe que gera filhos, mãe que educa, forma, orienta e acompanha. Mas há um específico da Igreja que é ser realizadora de coisas e empreendimentos que socorram, que aliviem as dores, que acudam nas diversas necessidades do povo. Então temos, criados ou assistidos pela Igreja: orfanatos, asilos, dispensários, creches, escolas, hospitais, santas casas, atendimento a crianças, atendimento a crianças de rua, acompanhamento de jovens deserdados, enfim, tem a Igreja um leque imenso de atividades e de realizações que nem o povo conhece todas.

A Igreja, através dos seus líderes que são os seus santos, sempre teve a mais solícita atenção para com os filhos carentes, necessitados e sofredores.

São Vicente de Paulo socorreu aos pobrezinhos de Paris, principalmente as crianças.

São Francisco de Assis foi o grande "amante" dos pobres. Temos lances realmente profundos de sua caridade para com os pobres. Ainda hoje os seus filhos, franciscanos e capuchinos, têm uma sopa diária para todos os que estão com fome. Forma-se diariamente na porta do convento a fila da fome e da misericórdia.

São Camilo de Léllis é o grande protetor dos enfermos. No doente, nosso santo via a pessoa de Jesus Cristo.

Em Turin, na Itália, existe um local imenso que acode a milhares de pessoas de todas as idades, fundado por Dom Orione. Enquanto o alimento chega das diversas partes do mundo, as irmãs religiosas postam-se diante do Santíssimo Sacramento para adorar a Jesus e esperar o seu dom de pão para os irmãos que sofrem.

Este artigo seria muito longo para relatarmos tudo o que a Igreja faz como mãe. Basta olhar para sua cidade, no caso aqui, Limeira, e você verá quantos postos de atendimento temos voltados para o povo pobre.

Louvemos a Jesus que é maravilhoso na sua Igreja. Foi Ele quem disse: "Este é o meu mandamento, amai-vos uns aos outros como eu vos amei."

Monsenhor Gustavo Mantovani.

Nenhum comentário:

Postar um comentário